Logo Hemosc

CAPTAÇÃO

CAPTAÇÃO HOSPITALAR


O Programa de Captação Hospitalar é uma das estratégias mais antiga de captar doadores de sangue no Brasil e no Mundo, que tem como objetivo a doação de sangue vinculada aos pacientes receptores de transfusão sanguínea, ou em processo de cirurgia. Importante reforçar, que a doação de sangue vinculada, não precisa ser, necessariamente, do mesmo tipo sanguíneo do paciente.

Há mais ou menos 20 anos, eram realizadas visitas hospitalares, onde tanto o paciente (quando possível) como os familiares eram orientados e envolvidos no processo da doação de sangue, objetivando assim a reposição do sangue transfundido ou com possibilidade de transfusão. Atualmente, na Hemorrede Hemosc, não se realiza mais visitas hospitalares, e nos momentos em que é realizado captação hospitalar, contamos com o apoio do corpo clínico e da equipe de enfermagem dos hospitais e clínicas para a sensibilização de familiares e/ou amigos dos pacientes.

Nos dias atuais, acompanhando as diretrizes da Politica Nacional de Sangue e Hemoderivados, os hemocentros procuram focar suas ações de captação nas estratégias educativas que traz como resultado a doação de sangue espontânea, atualmente 86% do total doado na hemorrede Hemosc.


 
Facebook Hemosc