Logo Hemosc

ENSINO E PESQUISA

CENTRO DE ESTUDOS

Autoria de profissionais do Hemosc em publicações da área da saúde


Capítulo em livro lançado pelo Ministério da Saúde:

Roseli de Lourdes Sandrin Borges, Rosane Suely May Rodrigues, Josinete Gomes e Monica de Castro Leite Silveira Meirelles, profissionais das áreas de captação de doadores do HEMOSC, Hemope e Hemocentro de Campinas/Unicamp são autoras de um capítulo no livro "Manual de Orientação para Promoção da Doação Voluntária de Sangue ", lançado em 2015 pelo Ministério da Saúde. O livro visa apoiar o desenvolvimento de profissionais de saúde para atuação no campo da promoção da doação voluntária de sangue e encontra-se disponível na íntegra neste link.

Imagem centro de estudos

Capítulo em livro lançado pelo Ministério da Saúde:

Deise Vicente Oliveira Veloso, Diná Pinheiro, Rosane Suely May Rodrigues e Roseli de Lourdes Sandrin Borges, profissionais da área de captação do HEMOSC, são autoras de um capítulo no livro "Técnico em Hemoterapia", lançado em 2013 pelo Ministério da Saúde. O livro foi elaborado com objetivo de apoiar o desenvolvimento de Cursos Técnicos em Hemoterapia por meio da RET SUS e vem sendo utilizado para a educação permanente nos serviços de hemoterapia públicos do país. Encontra-se disponível na íntegra neste link.

Imagem centro de estudos

Capítulo em livro lançado pela USP:

A colaboradora do HEMOSC Silvia Ines A C de Pires Ferreira, do Laboratório Marcadores Celulares, juntamente com Alberto Orfao, professor e diretor geral do Serviço de Citometria da Universidade de Salamanca (Espanha), escreveu um capítulo no livro “Citometria de Fluxo – Aplicações no Laboratório Clínico e de Pesquisa”, do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
O livro aborda as principais aplicações da Citometria de Fluxo no laboratório de Hematologia e de Imunologia, com suas interfaces diagnósticas e de pesquisa, e visa auxiliar os profissionais da área da saúde, especialmente os médicos. Abaixo, fotos da capa, folheto interno, primeira página do capítulo e contracapa do livro:

Imagem centro de estudos
Imagem centro de estudos
Imagem centro de estudos
Imagem centro de estudos

Capítulo em livro lançado pelo Ministério da Saúde:

Luiz Antônio de Souza, profissional da área de Odontologia do HEMOSC, é co-autor do "Manual de Atendimento Odontológico a pacientes com Coagulopatis Hereditárias", lançado em 2015 pelo Ministério da Saúde. O manual foi elaborado com objetivo de fornecer para os médicos hematologistas e cirurgiões-dentistas as informações necessárias e indispensáveis ao planejamento do atendimento odontológico integral de pacientes que apresentam coagulopatias hereditárias. Encontra-se disponível na íntegra neste link.


Capítulo em livro lançado pela ANVISA/MS:

Rodolfo João Ramos, médico do HEMOSC, é co-autor do livro "Qualificação do Ato Transfusional - Guia para Sensibilização e Capacitação, lançado em 2016 pelo Ministério da Saúde. O Guia foi elaborado com o objetivo de desenvolver, disponibilizar e estimular o uso de um instrumento pedagógico como referencial básico para a capacitação de profissionais de saúde envolvidos com o ato transfusional, visando à melhoria da assistência ao receptor de hemocomponentes e ao fortalecimento das ações de hemovigilância no país. O material conta com um caderno de exercícios adicional. Encontra-se disponível na íntegra nos links abaixo:

qualificacao_ato_transfusional_caderno_exercicios.pdf
qualificacao_ato_transfusional_guia_sensibilizacao.pdf


Capítulo em livro lançado pelo Ministério da Saúde:

Jussara Cargnin Ferreira, assistente social, profissional da equipe executiva do Centro de Estudos do Hemosc - CEMARK é co-autora dos livros "Políticas, Serviços e Cuidado na Construção da Hemorrede" e "Planejamento e Gestão em Saúde: caminhos para o fortalecimento das Hemorredes", lançados em 2018 pela Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA.

http://www.edufba.ufba.br/2018/09/planejamento-e-gestao-em-saude-caminhos-para-o-fortalecimento-das-hemorredes/
O livro traz uma importante reflexão em torno de temas sobre política, planejamento e gestão em saúde, especialmente, aborda sobre a vigilância e a qualidade dos serviços hemoterápicos. Organizada em sete capítulos, a obra analisa desde questões históricas sobre ações de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) aos seus desafios em proposições voltadas para a Política de Sangue e o fortalecimento da Hemorrede. Debate ainda, sobre as metodologias empregadas nos cursos sobre Planejamento e Gestão em Saúde. Assim, apresenta sobre as experiências da implementação do projeto Planeja Sangue, realizado em 2015, a partir da cooperação entre o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados/MS. Portanto busca contribui com a reflexão de tais políticas buscando inovações para o fortalecimento das Hemorredes Públicas Estaduais.

http://www.edufba.ufba.br/2018/09/politicas-servicos-e-cuidado-na-construcao-da-hemorrede/
A coletânea de textos busca analisar aspectos no espaço macro de implantação de políticas públicas voltadas para as hemorredes. As análises abrangem os Hemocentros Coordenadores e os Hemocentros Regionais (mesoespaço de gestão) e as questões dos itinerários terapêuticos e da busca do cuidado integral, considerando os contextos sociais nos quais esses processos são mobilizados (microespaços).


 
Facebook Hemosc