ENSINO E PESQUISA

CENTRO DE ESTUDOS

Apresentação

O Centro de Estudos Mário Roberto Kazniakowski - CEMARK é uma entidade sem fins lucrativos vinculada ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC. Recebeu inicialmente a denominação de Coordenação de Ensino e Pesquisa - CEPE, no ano de 1989, com especial contribuição dos profissionais Dr. José João Harger e da enfermeira Rosane Nitschke para sua implantação.

Em 1993, na gestão do Dr. Marco Rotolo, o Centro de Estudos recebeu oficialmente o nome de Centro de Estudos Dr. Mário Roberto Kazniakowski - Cemark em homenagem ao primeiro diretor do Centro Hemoterápico Catarinense - CHC, hoje HEMOSC.

A preocupação com a qualificação profissional em hemoterapia esteve presente desde o início do Centro de Estudos que, além de envolver o corpo funcional do CHC, também disponibilizava capacitações a profissionais de saúde de outras regiões do estado.

O trabalho dos profissionais envolvidos com o Centro de Estudos incluía não somente os colaboradores do HEMOSC, mas também os de outras instituições interessadas na capacitação em Hemoterapia.

Ao longo do tempo, com a consolidação da Hemorrede HEMOSC e com o envolvimento de outros profissionais, como Dr. Marco Rotolo, Dr. Daniel Del Rio e enfermeira Marilda Bitencourt, ensino e pesquisa foram sendo fortalecidos como pilares de atuação do Centro de Estudos.

Hoje, no campo do ensino, o grupo alvo prioritário de atuação do Cemark compreende profissionais de saúde do estado de Santa Catarina que atuam em procedimentos que envolvem a transfusão de sangue, em serviços de saúde pertencentes ou não à rede HEMOSC. Ainda, por sua reconhecida expertise no ensino multiprofissional na área, desenvolve projetos em parceria com o Ministério da Saúde qualificando, desde 2013, profissionais atuantes em Agências Transfusionais de todo o país.

De forma a estimular o desenvolvimento de pesquisa e de produção de conhecimento institucional, conta com uma Comissão Científica e com um Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos - CEP que se destinam respectivamente à avaliação de pertinência e adequação metodológica de projetos de pesquisa cujo campo de investigação seja a Hemorrede Hemosc, bem como à análise ética e observância da legislação vigente do sistema CEP/CONEP. Ressalta-se que a abrangência de análise ética dos projetos encaminhados ao CEP do HEMOSC não se limita às pesquisas com objeto de estudo na área de hematologia e hemoterapia, mas estende-se também a outras áreas científicas.

Os cursos oferecidos pelo Cemark são reconhecidos pela Vigilância Sanitária – VISA de Santa Catarina, em atendimento ao requisito legal de treinamento para atuação de Responsabilidade Técnica em Agências Transfusionais.
Em média, são realizados 10 cursos por ano, abrangendo profissionais de nível operacional, médio e superior, com ênfase em temas relacionados aos aspectos técnico-gerenciais presentes em Agências Transfusionais e nas práticas transfusionais de forma geral.


 
Facebook Hemosc