NOTÍCIAS

Dezembro Vermelho - Mês de conscientização da AIDS

O último mês de 2017 chegou! Mesmo em clima de festas, dezembro nos convida para a conscientização também. Neste mês acontece a campanha “Dezembro Vermelho” que consiste no combate e prevenção da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O laço vermelho é o símbolo do movimento remetendo a solidariedade e o comprometimento na luta contra a AIDS.

A AIDS é a doença que agride o sistema imunológico. É causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) atingindo as células de defesa do corpo deixando o organismo vulnerável a qualquer tipo de doença como por exemplo, um resfriado.

Você qual é a diferença entre HIV e AIDS?

O HIV é o vírus causador da AIDS, ou seja, ter o HIV não é o mesmo que ter a AIDS. Isto também significa que uma pessoa infectada pelo vírus, pode não apresentar sintomas e nem desenvolver a doença durante anos. E a AIDS é a doença que ataca o sistema imunológico do corpo, já citado acima.

As formas de transmissão são através de relações sexuais não protegidas, transfusões de sangue, compartilhamento de seringas, agulhas e utensílios cortantes com outras pessoas. Para evitar a contaminação evita-se usar objetos com demais pessoas e o preservativo é essencial para prevenção das relações sexuais.

FONTE: Ministério da Saúde e Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais
.


Data de atualização: 01/12/2017

 
Facebook Hemosc