Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Campanha Sarampo

Doador, Santa Catarina como todos os outros estados está mobilizada contra o sarampo. Caso você já tenha se vacinado, aguarde 30 dias após a vacinação para realizar a sua doação. Se você ainda não tomou a vacina, solicitamos que faça sua doação antes de se vacinar. Já quem for viajar para áreas de risco, deve se vacinar para poder doar após 30 dias do retorno da viagem.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e contagiosa, que pode levar a complicações graves e até ao óbito. Esta enfermidade é causada pelo vírus Morbillivirus. Os sintomas incluem febre e manchas no corpo. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. A vacina é a principal forma de prevenção desta doença.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação dos vírus do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), declarando a região das Américas livre desta doença. No período de 2016 a 2017, não foi registrado nenhum caso de sarampo no país. Porém, atualmente os estados brasileiros, Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia e Rio de Janeiro, enfrentam surtos de sarampo com registro de casos confirmados. A provável causa destes surtos é a fronteira entre o estado de Roraima e a Venezuela, devido a crise social deste país, na qual favorece o deslocamento de refugiados sem história de vacinação para o Brasil.

Para mais informaçõesacesse: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo 


Data de atualização: 20/08/2018

 
Facebook Hemosc