Logo Hemosc

NOTÍCIAS

HEMOSC adere a Campanha Outubro Rosa 2018

O mês mais rosa do ano chegou, outubro. Mês este, dedicado as ações de prevenção ao câncer de mama. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) também aderiu ao movimento. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2018 a 2019 a estimativa é de que sejam identificados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Para Santa Catarina, a previsão é de 2.190 novos casos neste período. O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama, e pode atingir homens e mulheres, porém é mais comum na mulher. Este tipo de câncer corresponde cerca de 25% dos casos novos a cada ano no mundo.

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 90, na primeira Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade.

Prevenção/Sintomas/Tratamento

O Outubro Rosa alerta a prevenção do câncer de mama e a importância da realização do autoexame. De acordo com INCA, no ano passado 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes. A prevenção desta doença é o melhor remédio para cura rápida da mesma. Além do autoexame o câncer de mama pode ser descoberto através da realização de mamografia.

O câncer na maioria das vezes é uma doença com desenvolvimento silencioso. Porém, algumas mulheres podem detectar o câncer de mama através de sintomas como: nódulos da mama, alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama e secreção com sangue pelo mamilo.

O tratamento é realizado de acordo com o estado do tumor, tais como: cirurgia, radioterapia e quimioterapia.


Data de atualização: 02/10/2018

 
Facebook Hemosc