Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Alinity s – Inauguração da Nova Plataforma de Sorologia

Dezembro iniciou com uma novidade na hemorrede do nosso estado, a implementação de novas plataformas para triagem sorológica de doadores de sangue, leite, órgãos e tecidos e de pacientes do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). A plataforma Alinity s será responsável pela triagem para os marcadores de Hepatite B, Hepatite C, Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV 1 e 2, Vírus T-Linfotrópico Humano tipo I e II - HTLV I/II, Doença de Chagas e Sífilis.

O HEMOSC é o primeiro banco de sangue a utilizar a plataforma Alinity s no continente americano e essa conquista foi comemorada com o evento de inauguração realizado no Hemocentro Coordenador de Florianópolis no dia 20 de dezembro. A inauguração das plataformas Alinity s contou com a participação de representantes da Direção do HEMOSC, FAHECE e Secretária de Estado da Saúde (SES), da empresa Abbott e pelos colaboradores e divisões técnicas da hemorrede.

A cerimônia de inauguração foi conduzida pela Diretora Geral do HEMOSC, Denise Linhares Gerent, a Gerente Técnica, Patricia Carsten, Fernando Oto dos Santos, Superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, no ato representando o Secretário de Estado da Saúde e Rodrigo Mazon, Diretor Geral da Abbott para América Latina e Canadá.

Dra. Denise enfatizou a importância da parceria do HEMOSC com a empresa Abbott, que é fruto do trabalho e empenho de muitas pessoas ao longo dos anos e que os resultados são vistos no dia a dia com a excelência dos processos. Já o Diretor Geral da Abbott, Rodrigo Mazon salientou que: “a inauguração das plataformas Alinity s é uma conquista para o HEMOSC, para o Estado de Santa Catarina e para o Brasil, essa é a primeira plataforma implementada no continente americano e demonstra que a instituição se encontra na vanguarda da busca por aprimoramento de processos”.

O evento, no entanto, não contou somente com a cerimônia de inauguração das plataformas. O dia foi permeado de palestras e discussões referentes a assuntos pertinentes a Hemoterapia. Airton Caldeira, gerente de marketing da Abbott para bancos de sangue na América Latina e Canadá, apresentou a hemorrede a plataforma Alinity s dando ênfase aos principais avanços em relação as plataformas atualmente utilizadas (Prism e Architect) e aproveitou para esclarecer dúvidas e orientar sobre validação de processos e rotinas de controles de qualidade. O médico Dr. Guillermo Orjuela assessor científico da Abbott palestrou sobre as tendências em hemoterapia, apresentando temas atualmente estudados como a depleção de ferro em doadores de repetição, inovações na produção e armazenamento de hemocomponentes e o transporte de hemocomponentes por aeronaves não tripuláveis.

Esse evento nos mostrou não somente as conquistas que já foram realizadas na área da medicina transfusional mas o quanto ainda há para aprender e a inovar nos processos objetivando sempre a melhoria contínua e o aprimoramento da segurança transfusional.


Data de atualização: 03/01/2019

 
Facebook Hemosc