Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Cuidados Paliativos é tema de discussão em Blumenau

Na terça-feira, 09 de abril, aconteceu no Hemocentro Regional de Blumenau a 1ª Roda de Conversa sobre abordagem em Cuidados Paliativos. A proposta do tema partiu dos colaboradores do ambulatório, que sentiram a necessidade de um maior aprofundamento sobre o assunto como forma de melhorar o atendimento prestado aos seus pacientes.

A discussão foi conduzida pela enfermeira Maristela Jeci dos Santos, graduada e Mestre em Enfermagem com foco em Cuidados Paliativos, especialista em Gestão Hospitalar, Enfermagem Oncológica e Enfermagem em Estomaterapia, gerente de Enfermagem e Coordenadora da Comissão de Estomoterapia do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Maristela também é Vice-presidente Multiprofissional da Sessão de SC da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

O momento foi importante, pois agregou aos colaboradores um conhecimento que contribuirá na melhoria do atendimento no dia a dia, não só para com os pacientes, mas também aos familiares. Segundo Maristela, a equipe precisa ter, além da capacitação apropriada, uma postura humanística exercendo intencionalmente cuidados humanos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Cuidado Paliativo é possível ser aplicado/utilizado desde o momento do diagnóstico, pois é uma abordagem que aprimora a qualidade de vida dos pacientes e familiares através da prevenção e alivio do sofrimento por meio da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual.

A palestrante refletiu que o grande desafio é a redescoberta da noção de finitude da vida por parte dos profissionais de saúde e sociedade.

Um dos cursistas declarou: "Foi muito proveitoso, tanto como profissional, como pessoalmente. Precisamos de mais rodas de conversa como esta". Veja as fotos do evento.


Data de atualização: 24/04/2019

 
Facebook Hemosc