Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Saúde Mental é tema de palestra

Na tarde de quarta-feira, 22 de janeiro, o médico do Trabalho da Fahece Dr. Daniel Petokv, da Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON (FAHECE), ministrou a palestra “Saúde Mental” aos colaboradores do Hemocentro Coordenador. O evento foi promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA) e fez parte das ações alusivas ao Janeiro Branco, mês este dedicado a conscientização sobre a importância do cuidado da saúde mental.

Durante o evento Dr. Daniel relatou que as ações/atividades realizadas durante o dia interfere de alguma forma na qualidade da vida e saúde das pessoas. Uma boa saúde mental é ter uma boa qualidade de vida, e vice-versa. Mostrou quais são os princípios básicos da qualidade de vida e bem-estar, que são: alimentação saudável, atividades físicas regulares, estilo de vida saudável, administrar estresse, ir no médico regulamente, ir ao psicólogo/terapeuta, realizar técnica de meditação (autocontrole e autoconhecimento), higiene do sono e fazer o bem a si próprio e aos outros.

Destacou a importância de dormir bem para saúde. A falta de sono deve-se ser observada e tratada, pois isso afeta diretamente na qualidade de vida, tanto na capacidade de concentração como na realização das atividades diárias no âmbito do serviço, familiar e lazer.

O que é o Janeiro Branco

O cuidado com a saúde mental e comportamental também ganhou um mês e cor no calendário o “Janeiro Branco” a partir de 2014, por psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que objetiva a realização de ações de conscientização desta enfermidade que poucas pessoas dão importância, mas que afeta um número relativamente alto na população mundial.

O médico apresentou na palestra alguns dados mundiais e nacionais sobre o tema divulgado pela OMS, sendo que 400 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, isso representa 4,4%, desses 11 milhões são brasileiros. Um outro dado preocupante é que 1/3 dessas pessoas não tem acompanhamento no mundo. Ressaltou que o pior desfecho de pessoas que tem transtorno mentais e comportamentais é o suicídio, na qual nos últimos anos houve um aumente de 65% das pessoas até 45 anos. O suicídio é a terceira causa de morte violenta no Brasil.

Lembramos que um dos caminhos para resolver esses transtornos é a terapia e o autoconhecimento. Confira abaixo fotos da palestra.


Data de atualização: 06/02/2020

 
Facebook Hemosc