Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Copa Hemorrede

Café especial, me lembrou o
café na casa dos meus avós”.
Evel Jonas Costa – agosto/19.


Simpáticas, alegres, carinhosas e sempre prontas para atender da melhor maneira possível os doadores, sendo esta a forma mais carinhosa de caracterizar esta equipe que faz a diferença na Hemorrede. Algumas delas estão no setor há mais de 25 anos, e tem muitas histórias para contar.

Após a doação o doador deve permanecer no serviço hemoterápico por pelo menos 15 minutos, minutos esses passados na companhia de nossas copeiras durante o lanche oferecido a eles. Momento de descontração e felicidade na qual conversam sobre coisas do dia a dia, contam histórias de suas famílias e até realizam brincadeiras. As copeiras contam que tem um doador no Hemocentro Coordenador, o Sr. Flávio Domingues, que sempre quando vêm doar bate fotos, faz vídeos e diz que elas são os amores dele no HEMOSC. As copeiras revelam também que já fizeram amizade com doadores a partir do HEMOSC.

Mas o trabalho delas não é só de oferecer e preparar o lanche. É também de prestar atenção nos doadores, pois a possibilidade de passarem mal, normalmente, é durante o lanche. Elas acodem e chamam as enfermeiras da Coleta. Nesse sentido, manifestam que sentem a necessidade de uma cadeira com rodas para acomodar o doador e facilitar levá-lo para a sala de recuperação.

A colaboradora mais antiga na Copa é do Hemocentro Coordenador, estamos falando da Sirley Viera Flores, que tem 29 anos de trabalho, e contou que uma vez estava sozinha no setor, e chegou um doador fisicamente forte e muito grande que parou em pé no balcão e começou passar mal. Ela teve que abraçar o homem através do balcão, não tendo como apertar o botão para chamar as enfermeiras. Disse que foi um sufoco até vir alguém para ajudá-la.

As atividades desenvolvidas pela Copa não são voltadas somente aos doadores, o setor também prepara o café para os pacientes e é responsável pela organização do delicioso lanche dos colaboradores, bem como para os eventos organizados na instituição/Hemorrede. No Hemocentro Coordenador o setor funciona das 6 h às 19 h, sendo composto por seis copeiras.

Uma situação que elas colocaram durante a entrevista desta matéria, é de que os doadores frequentemente reclamam do café ser oferecido em copos plásticos. Assim, fica a sugestão da gestão pensar numa forma para atender esta manifestação dos doadores.


Desde minha 1ª doação, fui
recebido muito atenciosamente.
Todos os funcionários simpáticos
e mostrando amor no que fazem.
Em especial, as moças do lanche,
sempre bem-humoradas e
prestativas...”
Patrique Tusset – nov/18.


Conheça nas fotos abaixo as colaboradoras e o ambiente da Copa de todos os Hemocentros.


Data de atualização: 11/02/2020
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Florianópolis
HEMOSC Blumenau
HEMOSC Blumenau
HEMOSC Chapecó
HEMOSC Chapecó
HEMOSC Chapecó
HEMOSC Chapecó
HEMOSC Criciúma
HEMOSC Criciúma
HEMOSC Joaçaba
HEMOSC Joaçaba
HEMOSC Lages
HEMOSC Joinville
HEMOSC Joinville
HEMOSC Joinville
HEMOSC Joinville
HEMOSC Joinville

 
Facebook Hemosc