Logo Hemosc

NOTÍCIAS

Parceria HEMOSC e FIESC

A partir da pandemia e decreto da quarentena publicado pelo Governo do Estado dia 12 de março, o HEMOSC, conforme as regras de cuidados estabelecidos, passou a atender seus doadores somente por agendamento. Nesse período, as consultas médicas e cirurgias eletivas foram adiadas, havendo uma diminuição no uso de componentes sanguíneos.

A partir deste momento, foi necessário mudar a forma de captar o doador de sangue, exigindo um maior esforço da equipe do Setor de Captação de Doadores para manter os estoques adequados. A equipe dedicou-se fundamentalmente aos contatos por telefone para manter as agendas de forma ideal.

Apesar dos estoques terem se mantido suficientes com estas ações, passados 90 dias, está sendo cada vez mais difícil manter o número necessário de doadores de sangue na Hemorrede utilizando-se apenas a captação por telefone. Muitas das estratégias de captação operacionalizadas normalmente adotam modelos de abordagem presencial para os quais não se pode dar seguimento agora. Percebemos que o doador está se afastando, tanto por insegurança em romper o isolamento preconizado pelas autoridades, como também pelo fantasma da perda do emprego. Em meio à pandemia e prejuízos à economia, o trabalhador sente que não deve afastar-se do trabalho.Na sua percepção, o fato de sair para uma doação poderia prejudicar sua permanência no emprego.

Nesse sentido, vislumbrou-se a possibilidade da FIESC apoiar o HEMOSC, promovendo uma campanha junto as empresas de Santa Catarina. Nesta campanha iremos chamar a atenção das empresas para o compromisso com a sociedade, traduzido pelo incentivo dos seus colaboradores à doação de sangue.

Desde 2006, desenvolvemos o Projeto Empresa Solidária que tem como objetivo principal organizar a participação das empresas na conscientização sobre a importância da doação de sangue e o incentivo e liberação dos trabalhadores para a doação de sangue de forma organizada e agendada conforme demanda do HEMOSC. A compreensão de que é possível o trabalhador doar sangue de forma organizada, sem que isso interfira na linha de produção da empresa, também é importante. Para os grupos de doadores formados na empresa, o HEMOSC disponibilizará o transporte, e os agendamentos serão definidos a partir dos acordos de parceria.

Nosso ideal de coleta diária é de 500 bolsas de sangue dia. Estamos coletando em média 400, com o esforço exaustivo da equipe nos agendamentos por telefone, estrutura esta que podemos perder, caso haja afastamentos dos colaboradores em razão da COVID-19. 

Por meio do Projeto Empresa Solidária é possível melhorarmos nossa captação, sem dúvida. E o apoio da FIESC está sendo muito importante neste impulsionamento que o projeto precisa.

Contatos:

Blumenau – (47) 3222 9801 – com Thayse e Crislaine
Chapecó – (49) 3700 6401/6410 – com Eliana
Criciúma – (48) 3444 7410 – com Regina
Florianópolis – (48) 3251 9712/9713 – com Silvio
Joaçaba – (49) 3527 2218 – com Jennifer
Joinville – (47) 3481 7424/7414 – com Tainara e Franciele
Lages – (49) 3289 7011 – com Jady


Data de atualização: 11/08/2020