ENSINO E PESQUISA

PESQUISA

Uma das finalidades do Centro de Estudos é incentivar a pesquisa na área de hematologia e hemoterapia a fim promover a produção de conhecimentos na área, orientando os pesquisadores sobre os trâmites e requisitos legais preconizados pela instituição e pela legislação que rege a pesquisa brasileira. Dar prosseguimento aos estudos encaminhados ao Hemosc, tanto em relação aos projetos a serem direcionados à Comissão Científica, como ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hemosc, é também uma das atribuições do Centro de Estudos. Sendo assim, toda pesquisa na qual sejam utilizados bancos de dados/amostras biológicas/informações de pacientes/doadores/colaboradores e/ou tecnologias disponíveis, provenientes da Hemorrede Hemosc, deverá ser encaminhada à Secretaria do Centro de Estudos Mário Roberto Kazniakowski – CEMARK.

Ressalta-se aos colaboradores da Hemorrede Hemosc que os projetos de pesquisa a serem apresentados deverão seguir os trâmites usuais da instituição, conforme o Programa de Qualidade do HEMOSC, devendo ser observadas, para tal, as orientações contidas no POP HMR.01.03.12, REGISTRO DE TRABALHOS E PESQUISAS CIENTÍFICAS REALIZADAS NO HEMOSC. Após o encaminhamento de projetos de pesquisa à Secretaria do Cemark, os mesmos serão encaminhados à Comissão Científica e, se necessário, ao CEP do Hemosc.

Para submissão de projetos de pesquisa provenientes de outras instituições, sendo o Hemosc cenário de desenvolvimento do estudo ou parte dele, é fundamental que o pesquisador contacte a Secretaria do Cemark para obter orientações e realizar seu protocolo. Ressalta-se que toda pesquisa que utilize dados do Hemosc somente será realizada com a anuência prévia da Alta Direção e, se for o caso, do setor a relacionado à pesquisa.

Contatos poderão ser feitos por meio dos endereços eletrônicos cep.fns@hemosc.org.br ou ana.lucia@fns.hemosc.org.br ou pelo telefone (48) 3251-9826, com a Secretária Ana Lúcia de Brito, nos horários de atendimento de 2ª a 5ª feira – das 08:00 às 12:00 h e das 14:00 às 17:00 h e, nas 6ªs feiras, das 09:00 às 12 horas.


 
Facebook Hemosc