Logo Hemosc
O HEMOSC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.

CAPTAÇÃO

COLETA EXTERNA


O Programa de Coleta Externa tem como objetivo o desenvolvimento de campanhas externas de doação de sangue, realizadas, normalmente, em municípios ou locais que não tenham hemocentros ou bancos de sangue. Este programa é coordenado e organizado pelo Setor de Captação de Doadores.

Para realizar essa ação, os interessados devem enviar e-mail para o Setor de Captação de doadores do Hemocentro mais próximo do local onde será realizada a futura coleta em Santa Catarina. O HEMOSC avalia a capacidade operacional e de planejamento anual e, em caso positivo, verifica as condições para a instalação da coleta e sensibilização do público-alvo na região.

A coleta externa pode ser realizada com a unidade móvel ou com uma infraestrutura montada em local previamente aprovado. Por isso, é importante que o agendamento ocorra com no mínimo de dois meses de antecedência. As campanhas externas contribuem sobremaneira para a manutenção dos estoques sanguíneos, ressaltando o acompanhamento do estoque e as variações de acordo com as tipagens.


PRÉ-REQUISITOS PARA REALIZAÇÃO DE UMA COLETA EXTERNA:

  • População alvo pertencente à Instituição/Empresa interessada: acima de 200 pessoas;
  • Será realizado um pré-cadastro para a seleção dos doadores, caso a procura seja acima da capacidade operacional;
  • A atividade de coleta externa não deverá ocorrer simultaneamente com outros eventos tais como: Ação Social e Comunitária, atendimento médico/ odontológico, etc;
  • Local adequado viabilizado por visita previamente realizada pela equipe técnica do Hemosc;
  • É importante enfatizar a inviabilidade casa o acesso seja através de escadas e rampas, sem iluminação adequada, ar-condicionado ou ventiladores e sanitários próximos;
  • No dia da realização do evento, o local destinado para tal, deverá ter acesso para estacionar o veículo institucional, onde seja facilitado a retirada do material, assim como também o seu retorno.
  • Quando possível, o anfitrião oferecerá o almoço/lanche à equipe operacional (10 a 14 pessoas);
  • A coleta externa só será realizada em dias úteis;