A preocupação com relação à qualidade não é inerente somente a empresas privadas e indústrias, mas também aos serviços de saúde. Assim, visando oferecer produtos e serviços com qualidade, no HEMOSC o programa de Gerenciamento pela Qualidade total teve início em 1995, sob supervisão da Fundação CERTI, seguindo a filosofia do TQC - Total Quality Control, traduzido para o português GQT - Gestão de Qualidade Total, a qual resultou na melhoria contínua da prestação dos serviços.
A implantação do Programa de Qualidade foi fundamental para conscientização e disseminação de uma nova metodologia na gestão de empresa pública no setor saúde, assim sendo, a partir de 1998, o HEMOSC iniciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ com a finalidade da obtenção da certificação NBR ISO 9002, partindo da premissa de que era necessário uma comprovação da qualidade praticada no HEMOSC e sobretudo, a observância e a aplicabilidade das legislações nos processos executados.
Com a internalização do uso das ferramentas e o respeito aos requisitos preconizadas no Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ, mormente no Ciclo do Sangue o HEMOSC obteve em 1999 a sua primeira certificação ISO 9002:1994, cabendo destacar que no ano de 2004, o Hemocentro Coordenador passou pela segunda auditoria de manutenção, após ter conseguido em 2002 a recertificação da ISO 9001:2000 do ciclo do sangue com ampliação do escopo para as Agências Transfusionais, Ambulatório, Aférese e Fornecimento de Treinamento em Hemoterapia.
A expansão da certificação por meio da NBR ISO 9001:2008 a Hemorrede ocorreu em 2010, onde os Hemocentros Regionais de Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville e Lages e suas respectivas Unidades de Coletas e Agências Transfusionais foram certificados. Em 2011, o Hemocentro Regional de Blumenau e laboratórios especializados foram introduzidos nessa certificação. Desde então, o HEMOSC atua de modo padronizado tendo atualmente a certificação ISO 9001:2015 em todas as suas unidades.
Em 2014, por meio de projeto junto a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados - CGSH, foi obtida, no Hemocentro Coordenador, a acreditação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) / Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapia - AABB), que tem o foco na segurança transfusional, sendo mantida até os dias atuais.
Em junho de 2023 o HEMOSC obteve a Acreditação nível I conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), fazendo parte da Rede Integrada FAHECE da qual fazem parte o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), recebendo a FAHECE a primeira Acreditação Integrada da ONA do Brasil.
Os resultados apresentados demonstram e consideram tanto a eficácia como a eficiência do Sistema de Gestão implementado no HEMOSC, proporcionando a segurança e objetivo máximo que é melhorar o desempenho da organização, controle, satisfação dos clientes e demais partes interessadas, ou seja, o cumprimento de nossa missão, voltada para o atendimento pleno da comunidade, especialmente na garantia da qualidade total aos pacientes de baixa renda assistidos pelo SUS.
Neste modo, para efeito de orientação e registro histórico, baseado em levantamento realizado no Planejamento Estratégico dos anos de 1997/2004, pode-se verificar na instituição a mudança de cultura, conforme apresentado abaixo:
- Resistência à mudanças;
- Percepção que o serviço público é sempre deficitário e ineficiente;
- Descrença na possibilidade de melhoria do serviço público;
- Os problemas são de responsabilidade da Diretoria;
- Não existe motivação sem salário digno;
- Comportamento gerencial centralizado;
- Descrença nas ações políticas;
- Deficiência nos mecanismos de dados, controle e gerenciamento de processos;
- Inexistência de plano de trabalho e orçamento.
- Aceitação a mudança;
- Serviço Público lucrativo;
- Credibilidade social;
- Gestão participativa com maior comprometimento dos colaboradores;
- Racionalização e otimização do trabalho;
- Melhoria da qualidade dos serviços e satisfação dos clientes;
- Aumento da produtividade com participação dos colaboradores nos resultados da instituição;
- Resgatar através de ações pessoais;
- Capacitação dos colaboradores;
- Implantação da Gestão da Qualidade;
- Informatização da HEMORREDE;
- Gerenciamento através de Planos de Trabalho e Orçamentário;
- Gerenciamento através de indicadores;
- Ampliação do conhecimento da Legislação;
- Planejamento Estratégico.
É compromisso do HEMOSC assegurar a melhoria contínua, por meio de gestão participativa, fornecendo com qualidade, produtos e serviços hemoterápicos, hematológicos, de apoio ao transplante e à terapia celular, cumprindo os requisitos legais e das partes interessadas.
1. Ser Centro de Referência em Hematologia e Hemoterapia;
2. Atender ao cumprimento das Normas e disposições legais vigentes;
3. Implementar e manter o Sistema de Gestão da Qualidade;
4. Investir na melhoria contínua dos processos, produtos e serviços;
5. Promover capacitação e autodesenvolvimento de seus colaboradores;
6. Promover e estimular atividades de ensino e pesquisa;
7. Manter estoque de sangue e hemocomponentes compatíveis com a necessidade, através da Hemorrede Pública;
8. Disponibilizar e otimizar os recursos adequadamente;
9. Atender os requisitos dos clientes.