Alerta - Venha doar e nos ajude a divulgar essa necessidade. Clique para agendar
Crítico - Precisamos de você! Convide seus familiares, amigos para virem também. Clique para agendar
* Este dado é atualizado diariamente.
O HEMOSC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.
São componentes do sangue produzidos pela medula óssea. Quando um vaso sanguíneo é lesado, as plaquetas se prendem ao local, formando uma barreira que evita o sangramento.
São células vermelhas do sangue que têm como função transportar o oxigênio para todo o corpo. Possuem forma de “disco” e são produzidos pela medula óssea.
Pacientes que apresentam baixa contagem de plaquetas ocasionadas por leucemias, cirurgias cardíacas, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. São pacientes que podem apresentar sérios sangramentos por isso precisam receber transfusões frequentes de plaquetas, até que o organismo se recupere do tratamento e passe a produzir suas próprias plaquetas.
Conecta-se o doador à máquina de aférese, utilizando-se um kit estéril e descartável. Através da inserção de uma agulha em um dos braços, a máquina inicia o procedimento realizando um processo de separação das plaquetas e/ou das hemácias e as armazena em uma bolsa que faz parte do kit, os demais componentes do sangue são devolvidos ao doador. Uma solução de anticoagulante é usada durante todo o procedimento para evitar a formação de coágulos e conservar os componentes coletados.
Além de atender a todos os requisitos básicos da doação de sangue, deve-se: * Pesar preferencialmente acima de 60 kg; * Ter bom acesso venoso nos braços; * Evitar alimentos gordurosos nos 3 dias anteriores à doação; * Não estar usando anti-inflamatórios e AAS (ácido acetil salicílico); * Nunca ter engravidado; * Fazer agendamento prévio através do telefone.
Manter o curativo no local da punção por 4 horas, não dobrar o braço puncionado por 10 minutos, não fumar por 2 horas, ingerir bastante líquido durante todo o dia e evitar exercício físico ou atividades de esforço por 12 horas.
Se após doação você se sentir doente, apresentar febre, diarreia ou outros sintomas ou achar que sua doação não seja segura para transfusão, entre em contato com o setor de Aférese ou compareça ao hemocentro para avaliação.