Logo Hemosc
O HEMOSC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.

NOTÍCIAS

1º Simpósio de Hemoterapia no Trauma

A coordenadora de Produção do HEMOSC, Muriel Mazziero, ministrou a palestra, Sangue total no pré hospitalar – A experiência do HEMOSC, no 1º Simpósio de Hemoterapia no Trauma.

O evento aconteceu no dia 15 de março de forma híbrida, organizado pelo Hospital Cristo Redentor de Porto Alegre, e abordou aspectos das transfusões de emergência/urgência, o programa Patient Blood Management (BPM) e uso do Sangue Total, dentre outros assuntos.

Durante a palestra, Muriel contextualizou a implantação do Programa de Transfusão Pré Hospitalar de Sangue Total, uma parceria do HEMOSC entre o SAMU Aeromédico de Santa Catarina e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar, e apresentou números de pacientes transfundidos.

De acordo com a coordenadora, 36 pessoas foram transfundidas desde o início do programa, em julho de 2022, até fevereiro de 2024. Nas transfusões realizadas, 63% das transfusões foram realizadas em pacientes do sexo masculino e 37% feminino.

Além de Muriel, o médico norte-americano Mark Yazer, que apoiou o HEMOSC na implantação do Programa de Transfusão Pré Hospitalar de Sangue Total e Luciana Carlos, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), explanaram no simpósio.

Data de atualização: 19/03/2024