Logo Hemosc
O HEMOSC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.

NOTÍCIAS

Lançamento de livro

A médica hematologista do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC,) Maria Daniela Holthausen Perico, escreveu um capítulo do livro “Biology of T Cells in Health and Disease” (Biologia das Células T Saudáveis e Patológicas).

O capítulo intitulado “T-Cell Receptor: From T-Cell function to T-Cell Clonality” (Receptor de Células T: da função à clonalidade”), contou com a  colaboração da bioquímica Renata Silva Kalfeltz, também do setor de Marcadores Celulares. O texto explica como determinar se um linfócito T avaliado por citometria é normal ou patológico.

Segundo a Dra. Maria Daniela, o convite para participar da construção desse capítulo surgiu após acessar o site INTECHOPEN LIMITED, do Reino Unido, para pesquisa de artigos científicos sobre linfócitos T. A INTECHOPEN produziu o livro, que tem como editor o Dr. Hilal Arnouk. “O capítulo foi publicado online no dia 14 de março, e pode ser acessado pelo link, https://www.intechopen.com/online-first/1179656. A obra física será lançada no segundo semestre deste ano, com data provável de 15 de agosto”, relata a médica.


O livro é uma compilação internacional de artigos de pesquisadores na área da saúde. Aborda assuntos sobre a função dos linfócitos T normais e suas alterações. Tem como público-alvo profissionais da área da saúde que trabalham com pesquisa e diagnóstico das patologias de linfócitos T, como leucemias e linfomas de células T.

“A participação do HEMOSC em uma publicação internacional demonstra uma linha de trabalho que fazemos, pouco conhecida, que é a do ensino e pesquisa. E também dos laboratórios especializados que temos, como o do Marcadores Celulares que faz cerca de 95% de alguns testes altamente complexos disponibilizados para o SUS em Santa Catarina e que é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência do trabalho realizado,” relata a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Maria Daniela revela que esse ano ela em conjunto com os demais colaboradores do laboratório de Marcadores Celulares do HEMOSC terão outras importantes publicações: um capítulo sobre Leucemias Agudas na segunda edição do livro “Citogenética Humana”, do professor Sharbel Weidner Maluf, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o Protocolo de avaliação de líquor em pacientes pediátricos, da Aliança Amarte; e o Protocolo de avaliação de Doença Residual Mínima (DRM) nas Leucemias Mielóides Agudas, da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO).

Data de atualização: 22/03/2024